"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

Seminário Internacional Tragédia Brasileira: Risco para a Casa Comum

Começou nesta terça-feira (4) e segue nos dias 5 e 6 de maio, de modo totalmente online, o Seminário Internacional “Tragédia brasileira: Risco para a Casa Comum?”.

Organizações religiosas, de defesa dos direitos humanos e da sociobiodiversidade conduzem a iniciativa que conta com representantes das igrejas, pesquisadores, ativistas, estudantes e especialistas de diferentes áreas.

O processo de desconstrução da democracia no Brasil experimentado nos últimos anos levou o país a emergências múltiplas: na área religiosa, com os fundamentalismos, na área econômica, com a ruptura do estado de bem-estar social, na área dos direitos humanos, com a violência crescente e o assassínio de grupos vulnerabilizados por suas características étnicas, raciais, sociais, territoriais e de gênero, na área da sociobiodiversidade, com a destruição das florestas, biomas e povos originários, na área da saúde, com a crise sanitária causada pelas inúmeras práticas de responsabilidade administrativa durante a pandemia da Covid-19 que contribuíram para um alto índice de contaminação e óbitos.

As políticas negacionistas do governo federal para o enfrentamento adequado da pandemia transformaram-na na emergência das emergências. Deste modo, o objetivo central do Seminário é analisar o cenário atual de colapso nos sistemas de saúde e de descaso com as políticas sanitárias referenciadas pela ciência, de modo a entender quais riscos o quadro presente pode representar (ou não) para o planeta como um todo – a nossa Casa Comum. “Ao longo desses três dias vamos aprofundar a análise da conjuntura brasileira à luz das pandemias e mensurar os impactos dos fundamentalismos para a democracia, economia, sociobiodiversidade e a crise sanitária”, explicou a secretária-geral do CONIC, Romi Bencke, acrescentando que a ideia é, também, “estabelecer alianças e estratégias de ação”.

Como participar?

A atividade é gratuita, virtual e será aberta a todas as pessoas. Para acompanhar, basta acessar pelas redes sociais das organizações promotoras do evento.

Quando Será?

Dias 4, 5 e 6 de maio de 2021.

Em qual horário?

Das 10h às 12h30 (horário de Brasília.

Realização: CBJP, CONIC, CESE, FLD, FEACT-BRASIL, IHU UNISINOS, CNBB/Pastorais Sociais, #RespiraBrasil

Apoios: ISER, PAD, CRB, REPAM Brasil

Idiomas: Haverá tradução simultânea Português-Inglês-Português