"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

ESTRATÉGIA

A contribuição do CAIS para que populações em situação de vulnerabilidade social no Brasil conquistem melhores condições de vida - que é a razão da nossa existência - está focada no fortalecimento das organizações populares, em quatro aspectos essenciais para a sua atuação: estratégias de incidência política; práticas de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA) orientadas às mudanças desejadas; a gestão administrativa e financeira; além da mobilização de recursos. Estes quatro aspectos relacionados ao fortalecimento organizacional, à sustentabilidade política e financeira e à contribuição para mudanças sociais, possuem muitas interfaces comuns e são abordados pelo CAIS em seus processos de formação e assessoria de forma integrada.

“O CAIS é uma organização que apoia grupos na realização de seus ciclos de gestão, sempre respeitando os princípios de autonomia política e os contextos de cada grupo para que eles possam desenvolver seus projetos e concretizar mudanças estruturais para uma sociedade mais solidária”.
Centro de Estudos e ação Salvador (CEAS-BA)

Incidência Política

Neste campo, os processos de formação desenvolvidos pelo CAIS visam fortalecer a capacidade das organizações parceiras de planejar de forma mais eficaz e estratégica suas ações de incidência política, com especial atenção para:

a) incorporação de estratégias de comunicação que ampliem o apoio às causas defendidas, com um foco especial nas oportunidades da comunicação por meios digitais;
b) a ampliação da capacidade de utilizar ferramentas e estratégias jurídicas nas ações propostas;
c) a ampliação das capacidades de estabelecer parcerias com outros atores sociais e de planejar ações articuladas em rede;
d) a ampliação da capacidade de desenvolver ações de advocacy em âmbito internacional.

O CAIS tem atuado também no campo do Direito à Cidade, desenvolvendo processos de formação e assessoria. Nos últimos anos, o CAIS priorizou ações na Amazônia, que visam fortalecer a capacidade de incidência das organizações parceiras, considerando as especificidades dos desafios urbanos em sua área de atuação.

O CAIS também tem desenvolvido ações para fortalecer a participação e o protagonismo das Juventudes nas frentes de ação das organizações parceiras que já atuam no campo do Direito à Cidade.

Desenvolvemos também processos de formação em outras temáticas relevantes para as organizações empenhadas em ações de incidência, em parceria com organizações e consultores/as com experiência nessas temáticas, como a Segurança, Proteção, Autoproteção e Autocuidado para ativistas sociais.

“A partir das formações, passamos a ficar mais preocupados com a forma de atuarmos, principalmente no que diz respeito ao debate e monitoramento das estratégias. Demo-nos conta que fazíamos ações de incidência mas não de uma forma sistemática, organizada”.
CPT Centro Norte

PMA Orientado para efeitos

Desde a sua fundação, o CAIS desenvolve processos de formação e assessoria em Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA). A experiência acumulada demonstra que para maior eficácia e eficiência da ação fim proposta pelos parceiros em seus projetos é essencial que eles desenvolvam e institucionalizem práticas de PMA focadas nos efeitos pretendidos.

A assessoria neste campo possibilita:

Construir processos de planejamento mais participativos, considerando a complexidade de fatores que geram os problemas e também as múltiplas potencialidades existentes, bem como garantindo que o foco esteja nas mudanças que a organização pretende impulsionar

Planejar o passo a passo do monitoramento de efeitos, que tem sido o maior desafio para as organizações sociais. Este planejamento está composto pela construção de indicadores consistentes, a definição clara de informações que deverão ser coletadas e registradas, a construção de instrumentais para registro de informações e a testagem de campo destes instrumentais.

Possibilitar momentos de avaliação mais consistentes, focados nos efeitos pretendidos e sustentados pelas informações organizadas a partir do monitoramento. Uma avaliação capaz de evidenciar avanços e de apontar fragilidades e a necessidade de repensar estratégias e metodologias.

No campo do PMA o CAIS atua também para fortalecer a capacidade das organizações de enfrentar desafios emergentes em sua gestão:

a) consolidar uma gestão institucional integrada, incorporando o aspecto do planejamento e monitoramento orçamentário nos sistemas de PMA;
b) estabelecer políticas internas/protocolos de proteção à infância e adolescência e prevenção de situações de assédio e abuso sexual.

“Com a formação em PMA oferecida pelo CAIS fizemos o planejamento institucional, antes a gente trabalhava por projeto, em pedaços. Objetivamente nos ajudou nessa proposta de fazer planejamento não só por projeto isso agregou qualidade para nossas ações”.
Afonso Oliveira – Cáritas Arquidiocesana de Manaus

Gestão Administrativa

Muitas das organizações sociais, mesmo bem organizadas para alcançar os objetivos previstos no projeto, não têm uma gestão administrativa e contábil profissionalizada e capaz de responder às normas das leis brasileiras e exigências da cooperação internacional. No período recente também se apresentam dois grandes desafios às organizações parceiras:

a) o processo de criminalização e deslegitimação das ações das OSCs que pode ter em falhas administrativas e financeiras ou na pouca transparência um fator de potencialização de riscos;
b) a necessidade de maior participação própria e de terceiros no orçamento dos projetos e os procedimentos contábeis e administrativos para garantir e visibilizar essa participação.

“A assessoria do CAIS tem sido fundamental para apontar fragilidades e criar rotinas para garantir uma boa gestão. Várias deficiências e falhas que não eram percebidas se tornaram visíveis para o conjunto da equipe, abrindo possibilidades para enfrentarmos os problemas e superá-los”.
Coordenação da Pastoral Indigenista de Roraima

Sustentabilidade

As organizações sociais no Brasil enfrentam o desafio da sustentabilidade financeira, que vem se agravando com a diminuição dos recursos da cooperação externa e também com a diminuição de investimentos governamentais para ações em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O CAIS tem desenvolvido processos de formação e assessoria modular para consolidar estratégias institucionais de captação de recursos e também assessorias mais pontuais, voltadas ao aprimoramento e potencialização de ações já desenvolvidas pelas organizações.

“O CAIS possui larga experiência, tanto nas suas áreas temáticas, quanto em educação popular. Utiliza metodologias participativas e busca respeitar os momentos e a identidade de cada organização assessorada”.
Renê Ivo – Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos