"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

CAIS: lugar seguro para estar, reabastecer ou abastecer a outros. Lugar de encontro, de múltiplas culturas. Lugar de chegadas, mas também de partidas. Lugar que orienta e facilita a navegação, mesmo nos mais densos nevoeiros.

Para isto o Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS) foi criado, para ser um lugar de acolhida para as organizações, movimentos e pastorais sociais. Um lugar capaz de possibilitar novos saberes e trocas, ofertar subsídios para que sigam suas viagens, na busca de novos horizontes.

A aposta do CAIS é que o caminho para a transformação social, a conquista de uma sociedade justa e democrática, passa pelo fortalecimento das organizações sociais, em especial, as que representam os grupos mais vulneráveis.

O CAIS foi criado no ano de 2007 por um coletivo de ativistas comprometidos com questões sociais e envolvidos em atividades de assessoria a grupos movimentos populares. Desde a sua fundação, o CAIS atua como instância local de assessoria a projetos da Misereor, agência de cooperação alemã.

Desde a sua fundação, o CAIS já assessorou mais de 200 organizações em todas as regiões do Brasil, um universo que engloba desde projetos sociais diocesanos, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), movimentos e pastorais sociais, com atuação local ou articulados em nível nacional.

Missão

Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras.

 

Pedro Ergnaldo Gontijo

Presidente do CAIS

Dom José Reginaldo Andrietta – Bispo de Jales, SP.

Vice- presidente do CAIS

Alessandra Miranda de Souza

Tesoureira do CAIS

“O CAIS é uma organização comprometida com um projeto de sociedade e de Estado mais justo e plural. Nas ações que desenvolve, demonstra abertura à participação e colaboração mútua com as organizações com as quais se relaciona. A solidariedade, o compromisso, a sistematicidade e a disciplina de seus colaboradores são alguns dos muitos valores facilmente perceptíveis em sua atuação”. Cleber Buzatto – Conselho Indigenista Missionário

 

CONSELHO FISCAL E SUPLENTES

CONSELHO FISCAL

Cândida Cirqueira Souza Lopes

Selma Aparecida Batista

Osmar Favretto

SUPLENTES

Clecir Maria Trombetta

Padre Gabriele Cipriani

OUTROS ASSOCIADOS/AS

OUTROS ASSOCIADOS/AS

Cristiano Ricardo

Dom Luiz Demétrio Valentini - Bispo Emérito.

Guilherme Costa Delgado

Irmã Maria Irene Lopes dos Santos

Irene Maria dos Santos

Frei Olávio José Dotto

Sulamita Torres dos Reis

Delci Maria Franzen

Carlos Daniel Dell Santo Seidel

Magnólia Sanos Rodrigues

Gilberto Cardoso Sousa

Laura Lyrio Gonçalves

Nathalie Beghin

SECRETARIA

Secretário Executivo
Paulo Roberto Martins Maldos

Secretária Administrativa
Gracileia Lima Aguiar de Sousa

Coordenador de Programas
Adriano Santos Martins

ASSESSORES/AS 

Assessora metodológica
Sandra Maria Rodrigues Lobo

Assessora para a área Administrativa
Dyone Claydes Souza de Andrade

Assessor metodológico
Domenico Corcione

Assessor para captação de recursos
Luiz Fernando Donadio

Assessor metodológico e para tema Urbano
Luiz Kohara