Observatório criado por movimentos feministas, antirracistas e de Direitos Humanos denunciará retrocessos, fará pressão política e fortalecerá redes de solidariedade.
A participação social no desenho e na execução de leis e políticas públicas é um pilar da democracia, previsto na Constituição de 1988. Os movimentos de mulheres e feministas sempre foram ativos e atuantes em diferentes frentes. No legislativo federal, por exemplo, são décadas de monitoramento e incidência para a aprovação de legislações não discriminatórias.
Recentemente, o Centro Feminista de Estudos e Assessoria – CFEMEA e SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, junto com um grupo de organizações sociais e movimentos populares (dentre eles, o MST, CONAQ, Articulação de Povos Indígenas do Brasil, Terra de Direitos, justiça Global, Criola, Artigo 19) lançaram o Observatório dos Direitos Humanos – Crise e covid-19.
Por meio dessa iniciativa, as organizações reconhecem a importância da existência de múltiplas vozes, olhares e acúmulos das entidades que integram o Observatório, destacando que os esforços da sociedade civil são centrais e indispensáveis para combater as desigualdades econômicas, políticas e sociais, sobretudo na perspectiva de gênero e raça, que assolam uma parcela grande da sociedade.
Leia aqui, na íntegra, a Carta Pública do Observatório dos Direitos Humanos
[gdlr_styled_box content_color=”#ffffff” background_color=”#9ada55″ corner_color=”#3d6817″ ]
CAIS e Misereor estão identificando e buscando dar visibilidade às boas práticas que estão sendo criadas e implementadas por suas organizações parceiras em resposta aos desafios do atual contexto de pandemia. O objetivo deste trabalho é contribuir para que tais práticas, ao serem conhecidas, animem e facilitem a luta por direitos e sirvam de estímulo para fortalecer as redes de movimentos populares, pastorais e ONGs dedicadas a ações coletivas e solidárias.
Se a sua organização está desenvolvendo alguma iniciativa que pode inspirar e fortalecer outras ações e organizações, envie para a gente no e-mail: comunicacao@caisassessoria.org.br
Compartilhe informações e boas ideias!
[/gdlr_styled_box]
[gdlr_styled_box content_color=”#000000″ background_type=”image” background_image=”YOUR_IMAGE_URL” ][/gdlr_styled_box]
Post Views: 66