"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

Reflexões para o Primeiro de Maio 2024

 

 

A Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB convida à reflexão e oração em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora

 

O Comitê de Trabalho da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB) oferece um subsídio, uma reflexão sobre o Primeiro de Maio, Dia Internacional do Trabalhador. O material traz um breve histórico deste dia e ressalta os desafios contemporâneos no mundo do trabalho e princípios cristãos para promover condições de vida dignas para os trabalhadores e trabalhadoras. O objetivo é contribuir com entidades e organizações que desejam celebrar de forma significativa o Primeiro de Maio.

Por meio de uma abordagem sintética sobre o trabalho, o subsídio traz elementos sugeridos pelo Papa Francisco na Encíclica Fratelli Tutti, n° 162, para “fazer germinar as sementes que Deus colocou em cada um, as suas capacidades, a sua iniciativa, as suas forças”.

O conteúdo do subsídio recorda como encorajadora a Mensagem para o Povo Brasileiro [https://www.cnbb.org.br/wp-content/uploads/test-for-pdf/Mensagem-ao-Povo-Brasileiro.pdf] da 61ª Assembleia Geral da CNBB, realizada de 10 a 19 de abril deste ano. “Em sintonia com a celebração do 1º de maio, a Igreja, inspirada por São José Operário, expressa solidariedade aos trabalhadores em suas lutas por condições de vida e trabalho dignas, assim como àqueles que enfrentam desafios antigos e novos.

Por fim, o Comitê encoraja a divulgação e reflexão do material: “Vamos compartilhá-lo com comunidades, organizações de trabalhadores e redes de amizade, ampliando assim o alcance de nossas ações, com o objetivo de fortalecer nossa luta coletiva por condições dignas de vida”.

A íntegra do subsídio está disponível aqui. https://cepastcnbb.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Reflexoes-para-o-1o-de-Maio-2024.pdf