"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

População em situação de rua e moradia

 

 

 

Por Comunicação do CAIS

 

 

A população de rua foi tema do episódio de Debates Le Monde Diplomatique Brasil. Luiz Kohara, assessor de metodologia para temática urbana do Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS), contribuiu com a reflexão sobre moradia e a população de rua. Também participou do debate Francisco Comarú, que é engenheiro civil, doutor em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Juntos eles publicaram recentemente o livro “A moradia é a base estruturante para a vida e a inclusão social da população em situação de rua”.

 

Kohara frisou que debater o tema da população de rua é falar de moradia e de outros pontos cruciais de direitos básicos da cidadania. A sociedade brasileira precisa compreender que no centro das discussões em referências às estruturas sociopolíticas e econômicas o modelo de desenvolvimento urbano atual não inclui a população de rua, que é o grupo social que mais perde e sofre as consequências dessa realidade social.

 

Francisco resgatou o histórico social brasileiro que sempre negligenciou as garantias de direitos e os eventos do século 19 que contribuíram para a exclusão dos mais pobres. Ao longo do século 20 essa realidade se agravou ainda mais. O contexto histórico evidencia o grupo social que luta pela moradia. Francisco comentou que pessoas pretas e pardas são a maioria das pessoas que se encontram morando nas ruas e sofrem os agravos das sobreposições de governos ultradireita, em especial a cidade de São Paulo.

 

Acompanhe a entrevista na íntegra