
Participantes do encontro de PMA do CAIS, aprimoram técnicas para fazer incidência política
Para caminhar em busca dos direitos populares é imprescindível que haja mobilização e planejamento. Com objetivo em aprimorar o desenvolvimento de projetos que visam a dignidade social, o Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS), realizou entre os dias 08 e 10 de novembro em Brasília, o encontro de capacitação em Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA). Reunidos no Centro Cultural de Brasília (CCB), os participantes atualizaram as habilidades de planejamento para ações de incidência política. Nesta terceira etapa de formação em PMA, representantes de organizações parceiras da Misereor, de vários estados do país, puderam partilhar conhecimentos que ajudarão a conduzir projetos que atendem os povos da cidade e do campo.
O foco nesta etapa foi o Planejamento em razão do atual cenário do país com ênfase maior na temática da Incidência. A equipe do CAIS refletiu os momentos atuais que o Brasil atravessa.
“Considerando os momentos mais graves da história, com retrocessos das políticas sociais, expulsões dos povos originários de seus territórios, destruição da biodiversidade, avanços do neofascismo e da necropolítica, propagação intensa de fake News, fortalecimento das organizações criminosas, disseminação da violência e outros mecanismos contrários a democracia e a justiça social. Esses retrocessos e a desastrosa política econômica levou milhões de brasileiros à situação de fome.” Explanou a equipe do Cais.
Camila Castellan Apocalipse, participante do encontro representando a Fetape e a Casa da Mulher do Nordeste de Recife (PE), considera que as motivações em participar da capacitação foi uma boa oportunidade para aprimorar a técnica para executar os projetos e a possibilidade de trocar experiências com outras organizações. É uma troca de conhecimento, diz ela. Questionada sobre o fortalecimento da incidência política, sobretudo no contexto atual, ela defende que é o momento para garantir a manutenção de direitos conquistados e por novos direitos.
“A incidência política é um fator importante para as mudanças que nós almejamos no nosso país e é uma ferramenta importante na hora de enfrentarmos o crescimento da extrema direita”
Reforça Camila, que destacou a oportunidade de ouvir Paulo Maldos e Pedro Gontijo, que fizeram boas análises com referência aos resultados das eleições do primeiro e segundo turno das eleições no Brasil
Por Cláudia Pereira | Comunicação do CAIS
Post Views: 124