"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

Mais de 80 organizações assinam nota de repúdio em referência ao aumento da violência no campo

Dezenas organizações, coletivos, pastorais e movimentos se uniram à Campanha contra a Violência no Campo e a Campanha a Vida por um Fio e assinaram a nota de repúdio ao acirramento da violência contra os trabalhadores e as trabalhadoras do campo na primeira quinzena do mês de novembro.

Há um ano a Campanha Contra a Violência no Campo promove ações com objetivo no fortalecimento das políticas de proteção para os povos do campo, das florestas e das águas. A iniciativa que tem consonância com a Campanha “A vida por um fio” busca sensibilizar a sociedade nacional e internacional para a violência que os povos enfrentam diariamente. As situações de ameaças, assassinatos e outras violações que os povos vivenciam as campanhas demandam ao poder público políticas públicas, justiça e proteção das pessoas que têm suas vidas ameaçadas.

A nota descreve os últimos atos de violência e assassinatos ocorridos na primeira quinzena de novembro e alerta o governo para a situação que perde o controle e lembra que os crimes aconteceram no mesmo período em que o Governo instalou uma Comissão de Enfrentamento à Violência no Campo, sob o Decreto nº 11.638, de 16/08/2023.

“Urgentemente, exigimos do Governo e da Justiça maior celeridade no acompanhamento e julgamento destes casos, para que a impunidade não seja uma regra diante dos assassinatos no campo, bem como a proteção de todas as pessoas que sofrem ameaças no campo brasileiro”. Exige um trecho da nota.

Leia a nota na íntegra, clique aqui:  Chega de violência no Campo _ Nota da CCVC e CVPF _ 14-11-2023