Redação | Com informações da Província dos Jesuítas do Brasil
Na madrugada deste domingo (30), a Província dos Jesuítas do Brasil informou, por meio de nota, o falecimento do padre de Guertechin. Ele se encontrava em tratamento de saúde em São Paulo (SP).
Grande ser humano, lutador, nosso amigo e associado, padre Thierry contribuiu com a construção do CAIS. Nossa gratidão pela sua vida compartilhada e por todos os momentos vividos conosco! Neste momento de despedida, o CAIS está solidário com a Província dos Jesuítas do Brasil, com os familiares e todas as pessoas que sofrem pela passagem do padre Thierry.
Biografia
Nascido no dia 7 de abril de 1944, em Bruxelas (Bélgica), Pe. Thierry entrou na Companhia de Jesus em setembro de 1962. Toda a sua formação foi feita na Bélgica e lá foi ordenado, em 28 de junho de 1975, pelo Cardeal Joseph Suenens, Arcebispo de Bruxelas-Malines. No mesmo ano, em 13 de novembro, ele viajou ao Brasil como missionário. Em 2000, foi transcrito para a antiga Província Brasil Centro-Leste (BRC).
Formou-se em Demografia e lecionou essa disciplina na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), entre 1975 e 1979, exclusivamente. Depois, dividia as aulas na PUC-Rio com os cursos no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (IBRADES/Centro João XXXIII), as assessorias e o trabalho pastoral na Rocinha). Nesta comunidade pobre, o Pe Thierry adquiriu uma casa e nela fez uma experiência de inserção. Esta casa, hoje, é administrada pela Ação Social P. Anchieta (ASPA), entidade que tinha o jesuíta como Assessor e Diretor Espiritual.
Em 1998, com a mudança do IBRADES para a Brasília (DF), Pe. Thierry mudou-se para a Capital Federal, onde, além de trabalhar no instituto (onde foi diretor de 2000 a 2004), tornou-se membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese e da Comissão Nacional de Justiça e Paz, e coordenador do Diálogos em Construção (OLMA-Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida). Foi assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) até 2016 e Diretor do Centro Cultural de Brasília de 2005 a 2011. Chegou acompanhar a Comunidade de Vida Cristã (CVX) e ter ministérios na periferia.
A despedida
Desde 2008, ele tinha diagnóstico de gânglios infectados na garganta. Já sido submetido por vários procedimentos médicos. No ano passado, a situação se agravou e ele precisou afastar-se de suas atividades, sendo transferido para a Casa de Saúde e Bem-Estar Nossa Senhora da Estrada, em São Paulo (SP). Faleceu neste domingo, às 1h da madrugada. Seu corpo foi trasladado para Brasília, onde será sepultado.
Duas missas de corpo presente serão celebradas no Centro Cultural de Brasília (SGAN Quadra 601 Mód. D – Asa Norte). Nesta segunda-feira (31/01), às 19h, Dom Paulo Cesar, Arcebispo de Brasília, presidirá a celebração. E, amanhã (terça-feira, 01/02), às 7h, a missa será presidida pelo Pe. Antonio Tabosa, SJ, Superior e Coordenador do Núcleo Apostólico Brasília-Goiania da Província dos Jesuítas do Brasil.
As celebrações serão transmitidas pelo canal do YouTube da Oração Diária: www.youtube.com/oracaodiaria
CAIS | Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais