Planejamento Monitoramento Avaliação (PMA)
Desenvolver ações capazes de mudar as condições de vida de comunidades e grupos vulneráveis é sempre um grande desafio! E desde sua fundação o CAIS se dedica a desenvolver metodologias e ferramentas que podem contribuir para enfrentar esses desafios.
As organizações que contam com apoio da cooperação internacional já foram desafiadas em algum momento nas últimas décadas a implementar sistemas de planejamento, monitoramento e avaliação, o “famigerado” PMA.
Muitas organizações encararam este desafio como uma exigência burocrática a mais e não perceberam suas potencialidades como ferramenta de gestão que possibilita aprimorar estratégias e tornar mais efetivos os processos de transformação social.
Um bom sistema de PMA ajuda definir os objetivos de um projeto com maior clareza e participação, considerando os desafios mas também as potencialidades. Ajuda a visualizar e escolher as melhores estratégias para impulsionar as mudanças pretendidas. E também possibilita monitorar e avaliar os avanços alcançados e re-planejar as ações com maior firmeza.
O monitoramento dos efeitos de um projeto possibilita que as organizações tenham informações confiáveis sobre a sua contribuição para mudanças concretas na vida das pessoas envolvidas. Poder comunicar com transparência estas informações, durante a execução de um projeto, aumenta a credibilidade da organização, seja nas comunidades envolvidas, no entorno e entre seus apoiadores.
Aqui apresentamos algumas “ferramentas” - vídeos e textos - que podem ser utilizadas e compartilhadas, para avançar no desafio de construir um PMA consistente e que de fato contribua para que a ação das organizações se torne mais eficaz.
Últimas Notícias
CAIS | Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais