"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

Equipe do CAIS se reúne para momento de planejamento e reflexão

 

 

 

Por Cláudia Pereira | CAIS

 

 

Para planejar os caminhos de 2024 a equipe do Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS), esteve reunida entre os dias 17 e 19 de janeiro em Brasília (DF). O encontro começou com a reflexão sobre o tempo de escassez, realidade em todos os campos sociais na atual conjuntura do Brasil e do mundo. Durante os três dias a equipe analisou a conjuntura sociopolítica do país e pontos de análise aos desafios atuais que implicam o planejamento, atividades e sustentabilidade da instituição. O momento foi oportuno para a reflexão dos processos internos e externos do CAIS, que além de acolher as organizações, movimentos e pastorais, o espaço é de partilhas e possibilidades de transformações sociais.

 

Firmes na missão em contribuir no fortalecimento das Organizações Sociais e sobretudo na defesa dos direitos humanos. Para os integrantes da instituição, o encontro presencial foi oportuno para partilhar novas ideias, visando o futuro e a retomada de direitos e acesso às políticas públicas.  Pedro Gontijo, atual presidente do CAIS, considera que o momento atual em que a instituição atravessa, é importante para se apropriar das qualificações que o CAIS possui e inovar nas estratégias para fortalecer a missão. No campo da sustentabilidade econômica, o grande desafio é manter as demandas urgentes diante a escassez e o aumento de serviços.

 

“Neste contexto que nos encontramos, o desafio é a formação política, é formação da base para o fortalecimento das entidades e da sociedade civil”. Analisou Paulo Maldos, secretário executivo do CAIS, ao se referir ao contexto das lutas populares no Brasil.

 

Equipe do CAIS reunida para planejamento de 2024 – Foto| Cláudia Pereira – CAIS

 

A equipe pautou pontos importantes das ações que o CAIS desenvolve no campo das assessorias para Captação de Recursos, Planejamento, Monitoramento e Avaliação do PMA, Incidência Política e Administração Financeira. As atividades das ações, prevê para este ano, encontros formativos com avanços na metodologia e tecnologia com destaque para as pautas que abrange moradia, juventude e o bem viver dos povos. Outros pontos das ações irão abordar sobre práticas de salvaguardas e outros processos formativos que integram o calendário de atividades em 2024.

 

Durante o encontro Luiz Kohara, assessor de metodologia e urbanismo do CAIS, apresentou o livro “A moradia é a base estruturante para a vida e a inclusão social da população em situação de rua”, que é resultado de sua pesquisa de pós-doutorado sob a supervisão do professor Francisco Comarú, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

No último dia de encontro a equipe analisou os processos de comunicação e identidade da instituição, alinhou agendas internas e externas para seguir o ano de 2024 olhando para o futuro com força e coragem.

 

Equipe do CAIS em sessão de autógrafos do livro de Luiz Kohara. – Foto| Cláudia Pereira – CAIS