Luiz Kohara, assessor de metodologia urbana do Cais participou do podcast Meio-Fio do projeto TraDus. O podcast que discute a temática sobre direito à cidade, pautou no episódio a situação das pessoas que não têm moradia e vivem em situação de rua nas cidades brasileiras. A realidade da população de rua na cidade de São Paulo é configurada nos últimos anos como uma das maiores crises humanitárias urbanas. Atualmente mais de 52 mil pessoas estão morando nas ruas da maior capital da América Latina.
Um levantamento realizado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (PÓLOS-UFMG) no início deste ano mapeou a realidade brasileira que soma mais de 206 mil pessoas em situação de rua. A pesquisa teve também como base os dados do CadÚnico e indicou um aumento de 8,2% em relação a novembro de 2022.
Luiz Kohara é doutor em arquitetura e urbanismo e acompanha a pauta da população de rua em São Paulo e no país. Entre os pontos colocados, Kohara destaca o aumento cada vez mais expressivo da população em situação de rua que tem como consequência a baixa renda dos mais pobres. O trabalhador brasileiro tem salários baixos, custo de moradia elevado e as políticas públicas de moradia, trabalho e saúde não funcionam como deveriam. Não bastasse todas essas questões a população em situação de rua sofre descriminação e abandono do poder público.
“A população de rua dentro da nossa sociedade brasileira está colocada em um lugar que é descartado, desprezível, irrecuperável e indesejável urbano. Por isso que todas as políticas públicas até hoje, são políticas públicas paliativas e não políticas públicas emancipatórias porque não se reconhece a dignidade dessas pessoas”. (Luiz Kohara)
Saiba mais, ouça o podcast https://open.spotify.com/episode/6fvtZkzTBYV5nmfbSHfUut?si=fvq0wwuWQVOKX1koYv2OBA&nd=1
Por Cláudia Pereira
Post Views: 114