"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS

  • Identificar uma questão (sobre a qual se quer trabalhar) e definir um horizonte de tempo: Para o que queremos desenvolver cenários? Que aspecto da realidade queremos influenciar?
    • A Segurança Alimentar e Nutricional em uma comunidade rural nos próximos 5 anos.
  • Identificar os fatores que têm influência sobre essa questão Þ Quais os fatores que influenciam o desenvolvimento dessa questão:
    • A baixa disponibilidade de acesso a alimentos de boa qualidade na comunidade;
    • A renda das famílias;
    • Os maus hábitos alimentares da comunidade;
    • A oferta de alimentos saudáveis na alimentação escolar (para as crianças e adolescentes)
    • A propaganda de alimentos na televisão.
  • Valorar os fatores > Qual o grau de influência que esse fator tem para a questão sobre a qual quero atuar: Alto? Baixo? Médio?
    • A baixa disponibilidade de acesso a alimentos de boa qualidade na comunidade: Influência ALTA (sem ter acesso a alimentos de boa qualidade a comunidade não garante segurança alimentar e nutricional e no último ano abriram dois mercadinhos com muita oferta de alimentos de baixa qualidade)
    • A renda das famílias: Influência ALTA ou MÉDIA (neste ponto o grupo não chegou a um consens pois, mesmo considerando muito relevante este fator foi lembrado que a renda das famílias havia aumentado um pouco com programas de transferencia de renda e junto também aumentou o consumo de aliementos e baixa qualidade. Também foi lembrado que há rumores de que o governo vai diminuir o orçamento para programas sociais.)
  • Definir fatores importantes > Identificar quais são os fatores mais importantes (que mais influenciam o desenvolvimento dessa questão) e formulá-los de forma neutra.
    • A baixa disponibilidade de acesso a alimentos de boa qualidade na comunidade  « Disponibilidade de acesso a alimentos de boa qualidade na comunidade
    • Os maus hábitos alimentares da comunidade « Os hábitos alimentares da comunidade.
  • Fazer uma tabela de cenários possíveis Þ Colocar os fatores considerados importantes, já formulados de forma neutra,em uma tabela e projetar a sua evolução no prazo proposto (5 anos) em três formas possíveis. Faça esse exercício com todos os fatores considerados relevantes. 
FATOR “DESENVOLVIMENTO POSSÍVEL” / “ESTADO POSSÍVEL”
Disponibilidade de acesso a alimentos de boa qualidade na comunidade Pouquíssimo acesso a alimentos de boa qualidade e expansão da desnutrição e do consumo de alimentos processados. Algumas famílias têm acesso a alimentos de boa qualidade, com as hortas de quintal produzindo e já consolidadas. Continua igual: pouco acesso a alimentos de boa qualidade.
Os hábitos alimentares da comunidade.

 

Mais salgadinho, refrigerante, batata frita e bolacha recheada. Maior consumo de frutas e verduras e a alimentação escolar contribui para formar hábitos saudáveis. Famílias da comunidade com alimentação rica, diversificada e saudável.
  • Desenvolver cenários Þ Para cada fator escolher dentre os desenvolvimentos possíveis qual seria um cenário “realista-pessimista” e qual seria um cenário “realista-otimista”. Faça isso interligando na tabela os estados “realistas-pessimistas” com caneta de uma cor e os estados “realistas-otimistas” com outra cor. Fique atento ao fato de ser um cenário realista, em ambos os casos. Cenários possíveis de se configurarem. Escolha um nome curto e talvez provocativo para cada um. Por exemplo, “A cara da miséria” para o cenário realista-pessimista e “A cara da saúde” para o cenário “realista-otimista”.
  • Avaliação, interpretação e discussão estratégica Þ Debate para buscar orientações na definição de ações estratégicas. Podem ser úteis as seguintes perguntas:
    • Qual desses cenários é a referência mais aproximada para o nosso planejamento e trabalho?
    • O que podemos fazer para evitar ou minimizar o cenário realista-pessimista?
    • Como podemos nos preparar melhor para enfrentar um cenário realista-pessimista caso ele se concretize?
    • Quais são as ações mais estratégicas que podemos desenvolver para que o cenário realista-otimista se concretize?
    • Como podemos aproveitar da melhor forma possível as oportunidades de um cenário realista-otimista?
    • Quais são os fatores que influenciam os cenários futuros e que estão fora da nossa governabilidade e controle? Como lidamos com eles?
    • Que orientações podemos extrair desse exercício para o nosso planejamento?

O exercício da construção de cenários pode contribuir muito para a definição de quais são as mudanças possíveis de serem influenciadas, na temporalidade de duração do projeto e considerando a complexidade das questões enfrentadas.  Este exercício pode contribuir também para a escolha de estratégicas mais adequadas, criativas e realistas. Após a definição de onde se pretende chegar (objetivos do projeto) será necessário detalhar as estratégias e atividades. Para esta tarefa a ferramenta conhecida como Cadeia de Efeitos pode ser extremamente útil.