"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

Centro Brasileiro de Estudos de Saúde lança campanha em defesa do SUS e de todo patrimônio de serviços públicos no Brasil

Diante da fragilidade dos serviços públicos no âmbito da pandemia de Coronavírus, o Centro Brasileiro de estudos da Saúde (CEBES) está mobilizando uma campanha em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e de todo patrimônio de serviços públicos no país. A ação foi inspirada na campanha #pintouncorazonverde realizada na Espanha em defesa dos serviços públicos.

A mobilização nas redes sociais acontece nesta sexta-feira, 29 de maio. Para participar poste um vídeo mostrando um coração azul, pintado ou desenhado por você. Se preferir pode postar também uma foto sua com a imagem do coração. Azul é a cor do SUS! Use a hashtag #emdefesadoSUS e convide três amigos no seu post para fazer o mesmo.

Algumas ideias que podem ser exploradas no vídeo ou foto.

– É hora de defender os serviços públicos, defender o SUS e os nossos direitos.

– Os serviços públicos são conquistas, direitos para melhorar as nossas vidas.

– Os serviços públicos são vida com dignidade.

 – O SUS é nosso sistema publico para garantir nossa saúde.

– Para garantir o financiamento que permita oferecer um serviço público universal, gratuito e de qualidade, eu mostro meu coração Azul.

– Em um país justo e solidário, ninguém pode ficar de fora.

– Não ao desrespeito com a vida dos profissionais de saúde! Eles são nossos cuidadores e não podem morrer por causa disso. Meu coração é azul em defesa do SUS que respeita a vida dos que nele trabalham.

– Para que nunca mais os serviços públicos sejam abandonados, relegados e sem recursos.

– Para garantir o financiamento adequado e suficiente para o SUS universal, gratuito e de qualidade, eu mostro meu coração Azul.

– Não aos cortes do financiamento! Não às tentativas de privatização! Nossa vida vale muito e precisamos dos serviços públicos, do SUS. Por que não somos mercadorias.

– Tenho o azul do SUS no coração por que só os sistemas públicos universais podem enfrentar essa pandemia e aquela que é estrutural no Brasil: a intolerável desigualdade.

Acesse aqui a Cartilha de quem é o SUS? elaborada por um grupo de médicos e médicas com experiência no Sistema Único de Saúde, editada e impressa pela Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia, Regional Minas Gerais.

[gdlr_styled_box content_color=”#ffffff” background_color=”#9ada55″ corner_color=”#3d6817″ ]

CAIS e Misereor estão identificando e buscando dar visibilidade às boas práticas que estão sendo criadas e implementadas por suas organizações parceiras em resposta aos desafios do atual contexto de pandemia. O objetivo deste trabalho é contribuir para que tais práticas, ao serem conhecidas, animem e facilitem a luta por direitos  e sirvam de estímulo para fortalecer as redes de movimentos populares, pastorais e ONGs dedicadas a ações coletivas e solidárias.

Se a sua organização está desenvolvendo alguma iniciativa que pode inspirar e fortalecer outras ações e organizações, envie para a gente no e-mail: comunicacao@caisassessoria.org.br

Compartilhe informações e boas ideias!

[/gdlr_styled_box]
[gdlr_styled_box content_color=”#000000″ background_type=”image” background_image=”YOUR_IMAGE_URL” ][/gdlr_styled_box]