"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

CAIS assessora 1º Encontro de Incidência Política no Regional Sul2 da CNBB

Nos dias 26 a 28 de maio aconteceu em Curitiba (PR) o 1º Encontro de Incidência Política com os conselhos de direitos e as pastorais sociais do Regional Sul 2 da CNBB, que ocupam assentos nestes espaços. O encontro teve representatividade de todo o estado do Paraná, com 56 participantes e foi assessorado por Adriano Martins e Sandra, do Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS).

O seminário faz parte do Plano de Ação da Comissão Nacional das Pastorais Sociais e a Pastorais Sociais do Regional Sul 2 para responder às demandas das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019: Incentive-se, para tanto, a participação, ativa e consciente, nos conselhos de direito e o empenho generoso na busca de políticas publicas que ofereçam as condições necessárias ao bem-estar de pessoas, famílias e povos. (CNBB-DGAE, 124).

Com o objetivo de aprimorar a práxis da incidência política que os/as agentes das Pastorais Sociais, Organismos e Setor da Mobilidade Humana já realizam, aprofundando conceitos, questionando as práticas, articulando novas atuações e planejando os repasses do que for aprendido, fermentando, assim, valores do Reino de Deus no coração da sociedade na perspectiva de Igreja em saída.

O seminário foi assessorado pela Sandra e Adriano, da equipe do CAIS, que com uma metodologia participativa, em formato de oficinas, que abordou os processos de uma ação de incidência política em prol da efetivação de políticas publicas.

Percebeu-se durante todo o seminário a importância da ação de incidência coordenada, organizada, avaliada. Destacou-se a necessidade de mais formação e acompanhamento das pessoas que ocupam assentos nos conselhos de direitos de políticas publicas.

O evento teve representação de 12 dioceses do Paraná. Além dos assessores do CAIS, esteve presente o Assessor Nacional das Pastorais Sociais, Frei Olavo Dotto; o Pe Mario Spaki, Secretário Executivo da CNBB Regional Sul 2; e também o Dom José Mario, bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba.

Os participantes saíram motivados, com o propósito de reproduzir a formação nas bases, e realizar ouros seminários com o mesmo caráter no ano seguinte.

A seguir, a íntegra da Carta Final do Seminário.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Regional Sul 2
Comissão das Pastorais Sociais e Organismos

CARTA ABERTA

“A esperança convida-nos a reconhecer que sempre há uma saída, sempre podemos mudar de rumo, sempre podemos fazer alguma coisa para resolver os problemas.” (Laudato Si 61)

Agentes de Pastorais Sociais, Organismos e Movimentos do Regional Sul 2 da CNBB, inseridos/as nos Conselhos de Direitos e de Políticas Públicas, e espaços de incidência política, reunidos nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2017 na cidade de Curitiba/PR, no I Seminário Regional de Incidência Política com Conselheiros/as de Direitos organizado pelas Pastorais Sociais, na perspectiva da construção de um processo formativo comprometido com a transformação em busca da justiça social, manifesta-se juntamente com as inúmeras vozes que clamam na atual conjuntura política, econômica e social, pela defesa, garantia e ampliação dos direitos.

Diante do cenário de crises vivenciadas pela população brasileira nos últimos anos manifestamos nossa indignação frente aos desmontes das políticas públicas e atrocidades intensificadas em diversas esferas de governo. Entendemos que nossa missão nas Pastorais Sociais não se desenvolve de forma neutra no contexto de uma sociedade de classes, que cotidianamente penaliza as pessoas com a desigualdade social e em um País cujo ajuste estrutural do Estado resvala contra os direitos sociais conquistados pela classe trabalhadora.
Não nos calamos diante das mortes, violências, agressões e criminalização de pessoas, grupos, e organizações que se colocam neste momento em defesa da vida e dos direitos. É necessário fortalecermos a luta em defesa das políticas sociais, dos direitos de toda a população e das liberdades democráticas.

Neste grave momento em que o vêm sendo negados e reprimidos o direito às manifestações, onde comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas ribeirinhas, trabalhadores/as rurais, população em situação de rua, sindicalistas e militantes de movimentos sociais tem sido presos/as, mortos/as e sofrido todos os tipos de

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Regional Sul 2
Comissão das Pastorais Sociais e Organismos
repressões e agressões, nossas vozes devem ser proféticas e denunciadoras de um modelo excludente que não aceitamos mais para este País.

Nos solidarizamos com as famílias dos/as trabalhadores/as assassinados/as em Pau D’Arco/PA , com aqueles/as que sofreram agressões e violências na manifestação “Ocupa Brasília”, com aqueles/as que sofreram a violência truculenta na cracolândia em São Paulo/SP, e tantas outras situações decorrentes da vivência impositiva de um Estado de exceção.
Que o Deus da vida e da libertação alargue nossos horizontes e nos ajude a religar a humanidade, preservando a vida em busca de um Reino de justiça, paz, equidade, solidariedade e amor, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil!

Deus nos ajude! Amém, Axé, Awere, Aleluia!

Curitiba, 28 de maio de 2017.