"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

Auxílio Emergencial Financeiro: como ajudar a quem precisa acessar o benefício

O Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) apresenta, por meio de uma linguagem identificada com as pessoas que podem acessar o benefício, as principais informações sobre o Auxílio Emergencial Financeiro, um direito para a parcela mais vulnerável da população, atualmente, vítimas prioritárias da pandemia de coronavírus.

A ideia é tirar as principais dúvidas sobre o assunto e mostrar os canais disponíveis que podem ajudar os/as trabalhadores/as nesse momento. Um Plantão Jurídico também estará à disposição para orientações por meio dos telefones: (81) 99746-0037/9992, nas terças-feiras, das 9h às 12h, e nas quintas-feiras, das 14h às 17h.

 Para baixar a publicação, clique aqui.

O cenário de crise sanitária e humanitária que se desenha e se concretiza dia a dia, com as consequências do crescimento do número de pessoas infectadas pelo coronavírus, exige da sociedade civil organizada respostas para o ainda mais grave contexto de vulnerabilidade a que estão expostas as pessoas que vivem em situação de rua ou em moradias precárias, aquelas que se encontram desempregadas ou estão entre os 38 milhões de brasileiros sem carteira assinada, portanto, desalentados que serão mais duramente atingidos nos próximos meses.

A Caixa Econômica Federal informou que já foram pagos R$ 3,2 bilhões em auxílio emergencial para 4,9 milhões de brasileiros até as 15h desta quarta-feira (15). Além disso, 36,2 milhões de pessoas já concluíram o cadastro no site e no aplicativo por meio do qual informais, autônomos, desempregados e MEIs podem solicitar o benefício. As ligações para a Central 111, por sua vez, chegaram a 24,1 milhões.

Lembre-se que o distanciamento social é a principal forma de diminuir o contágio pelo novo coronavírus. Assim, se puder, fique em casa e sempre que precisar sair, use máscara e higienize as mãos.

[gdlr_styled_box content_color=”#ffffff” background_color=”#9ada55″ corner_color=”#3d6817″ ]

CAIS e Misereor estão identificando e buscando dar visibilidade às boas práticas que estão sendo criadas e implementadas por suas organizações parceiras em resposta aos desafios do atual contexto de pandemia. O objetivo deste trabalho é contribuir para que tais práticas, ao serem conhecidas, animem e facilitem a luta por direitos  e sirvam de estímulo para fortalecer as redes de movimentos populares, pastorais e ONGs dedicadas a ações coletivas e solidárias.

Se a sua organização está desenvolvendo alguma iniciativa que pode inspirar e fortalecer outras ações e organizações, envie para a gente no e-mail: comunicacao@caisassessoria.org.br

Compartilhe informações e boas ideias!

[/gdlr_styled_box]
[gdlr_styled_box content_color=”#000000″ background_type=”image” background_image=”YOUR_IMAGE_URL” ][/gdlr_styled_box]