"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

Atitudes salvam vidas: projeto ajuda a aproximar costureiras/os de quem deseja comprar máscaras

 

O projeto Mapa das Máscaras é uma iniciativa que gera renda e contribui com a política de proteção diante da pandemia de Covid-19.

A realidade de pandemia gerou um novo cenário e determinou novas rotinas e necessidades, tanto no âmbito individual, quanto no espectro coletivo. Gerou também mudanças profundas e duradouras para o mundo do trabalho. A necessidade de distanciamento social desafia mais intensamente a criatividade de milhares de desempregados/as e trabalhadores/as que precisam se reinventar para buscar formas de sobrevivência.

O cenário de Convid-19 atinge igualmente uma grande parcela de trabalhadores/as que atuam em áreas não essenciais, e portanto, que precisam respeitar a política de distanciamento social para evitar e conter o contágio.

Nesse contexto, ainda no início da pandemia nasceu o projeto Mapa das Máscaras, uma iniciativa do movimento Fashion Masks, fruto da criatividade e solidariedade com pessoas que precisam manter a renda familiar e com que precisa comprar um dos principais itens de proteção contra o Convi-19, a máscara.

O projeto foi criado com o objetivo de ajudar a fomentar a economia local e gerar renda pra pessoas que precisam. “O movimento Fashion Masks nasceu no início da quarentena, sem fins lucrativos, com o propósito de fazer a ponte entre a demanda por máscaras de proteção e profissionais sem trabalho neste período de paralisação da economia. Assim, damos suporte a empreendedores individuais e geramos renda para a população desassistida”, diz o texto que apresenta o projeto no site que disponibiliza os contatos.

Como funciona?

Quem vende as máscaras cadastra sua localização e contato no site, e quem precisa comprar máscaras encontra opções próximas da sua casa. Os vendedores e pontos de vendas listados na plataforma são cadastrados diretamente pelos usuários que têm interesse em vender sua produção, e o contato e compra é feito direto via telefone/Whatsapp com cada vendedor. O único objetivo da plataforma é ajudar autônomos ou pessoas que estão sem emprego no momento, conectando a demanda por compra com suas ofertas de venda.

 Em um mês de projeto, um milhão de máscaras foram produzidas e entregues. O preço de cada máscara fica entre R$ 5,90 e R$ 9.90.

 

[gdlr_styled_box content_color=”#ffffff” background_color=”#9ada55″ corner_color=”#3d6817″ ]

CAIS e Misereor estão identificando e buscando dar visibilidade às boas práticas que estão sendo criadas e implementadas por suas organizações parceiras em resposta aos desafios do atual contexto de pandemia. O objetivo deste trabalho é contribuir para que tais práticas, ao serem conhecidas, animem e facilitem a luta por direitos  e sirvam de estímulo para fortalecer as redes de movimentos populares, pastorais e ONGs dedicadas a ações coletivas e solidárias.

Se a sua organização está desenvolvendo alguma iniciativa que pode inspirar e fortalecer outras ações e organizações, envie para a gente no e-mail: comunicacao@caisassessoria.org.br

Compartilhe informações e boas ideias!

[/gdlr_styled_box]
[gdlr_styled_box content_color=”#000000″ background_type=”image” background_image=”YOUR_IMAGE_URL” ][/gdlr_styled_box]