"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

Assembleia Geral Ordinária do CAIS aponta caminhos de fortalecimento das ações

 

Na quinta-feira, dia 8 de abril de 2021, o Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS) realizou sua Assembleia Geral Ordinária, momento em que reuniu o conjunto de associadas e associados, o corpo de assessoras e assessores, a Diretoria e a Secretaria da entidade.

A Assembleia aprovou o parecer do Conselho Fiscal e foi um momento de esclarecimentos com relação às mudanças realizadas no encaminhamento do projeto atual do CAIS com Misereor, devido às condições impostas pela pandemia, principalmente no sentido de se realizar atividades virtuais.

Houve um momento de reflexão sobre o momento atual, no Brasil e no mundo, que partiu de uma análise feita pelo economista, associado do CAIS, Guilherme Delgado, hoje residindo em Lisboa. Em sua análise, Guilherme Delgado alinhou os principais elementos das diversas crises que vivemos hoje, na economia, na saúde, na política, em que ponto coincidimos e em que ponto nos diferenciamos dos demais países do mundo; identificou elementos para uma superação da atual situação, baseada nos ensinamentos da Economia de Francisco e nas lutas e experiências populares e democráticas hoje em curso no Brasil.

A Secretaria do CAIS fez uma exposição das atividades realizadas no último ano, com destaque aos eixos de assessoria às entidades parceiras, como Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA); Incidência Politica; Assessoria Organizativa e Financeira e Captação de Recursos; novas atividades que vêm surgindo a partir de demandas dos parceiros e de Misereor; iniciativas na área de comunicação e eventos como a Mesa Brasil, realizada com Misereor e com redes de solidariedade européias.

Por fim, foi exposta a metodologia que o CAIS pretende utilizar para construir seu próximo Projeto Trienal com Misereor, que será baseada no diálogo com as assessoras e assessores, com os parceiros, com as associadas e associados, com a diretoria e com a própria Misereor.

A Assembleia Geral Ordinária do CAIS foi encerrada com várias propostas de aperfeiçoamento a serem implementadas, no fortalecimento da vida interna da entidade, assim como na realização de atividades conjuntas com parceiros.

A condução da Assembleia foi feita pelo vice-presidente do CAIS, dom Reginaldo Andrietta, devida ao fato de que o presidente, Gabriele Cipriani, não poder participar por motivos pessoais.