"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

Assembleia geral do CAIS aponta caminhos e inovação

Com competência e autonomia, o CAIS colabora para que as organizações parceiras possam navegar

Por Cláudia Pereira | CAIS

Em formato híbrido, aproximadamente 25 integrantes entre equipe e associados/as   do Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS), estiveram reunidos (29/04) em assembleia geral. Entre os temas abordados, a avaliação externa foi o ponto alto dos debates. Pedro Gontijo, presidente da instituição, abriu a assembleia com exibição do vídeo com a carta dos povos indígenas que estiveram reunidos no 20º Acampamento Terra Livre. “Lutamos pela terra, porque é nela que cultivamos nossas culturas, nossa organização social, nossas línguas, costumes e tradições”, mencionou um trecho do vídeo. Com a mensagem dos povos, Dom Reginaldo Andrietta, vice-presidente do CAIS, reforçou a importância da instituição, que está próxima das realidades do nosso chão quanto das realidades do mundo, sobretudo as guerras que assolam a vida de muitos povos.

Após a aprovação da pauta, leituras das atas e apresentação orçamentária os participantes abordaram a avaliação externa do CAIS realizada no segundo semestre de 2023. O trabalho de avaliação foi realizado pelos consultores Domingos Armani e Moema Hofstaetter. A avaliação externa do CAIS teve como objetivo compreender os processos dos 17 anos de caminhada da instituição para fortalecer seu trabalho e para melhor colaborar com as organizações sociais que lutam em defesa dos direitos humanos no Brasil.

“CAIS desempenha seu trabalho de forma fantástica e a sua capacidade pode proporcionar crescimento para reinventar seu caminho”

A metodologia de avaliação foi realizada de forma ampla, com participação diversificada de interlocutores e organizações que contribuíram na construção de ideias para o CAIS navegar com as potencialidades existentes, com muita inovação. Desde 2007 o CAIS proporciona assessoria nas áreas de captação de recursos, metodologia, administração e incidência política para os projetos de MISEREOR no Brasil.

“A singularidade do CAIS é a equipe de assessoria, que é  muito comprometida e qualificada”

Nos últimos anos o CAIS tem ganhado mais autonomia para oferecer suporte em seus serviços de assessoria, o que tem sido muito bem avaliado. Os consultores foram unânimes em colocar no processo de avaliação da instituição que a contribuição dos serviços oferecidos é valorosa e importante para o fortalecimento das organizações que o CAIS acompanha com apoio de MISEREOR. “O CAIS é capaz de contribuir de forma muito qualificada nos processos estratégicos de fortalecimento da sociedade civil brasileira”, apontaram os consultores. A avaliação foi realizada na perspectiva da decolonialidade, que visa contribuir para o fortalecimento e autonomia das organizações.

“O CAIS tem bastante competência para navegar no sentido da autonomia. A singularidade do CAIS é a equipe de assessoria, que é muito comprometida e qualificada, além do sentimento de pertencimento ao campo eclesial, onde a Igreja Católica é o grande catalisador através das pastorais sociais, movimentos e organizações”, afirmou Domingos Armani.

“Ele é essencial no papel que desempenha para o fortalecimento das organizações e das pastorais sociais. A partir da sua identidade, o CAIS desempenha seu trabalho de forma fantástica e a sua capacidade pode proporcionar crescimento para reinventar seu caminho”, afirmou Moema Hofstaetter.

Revendo os caminhos de 2023 para caminhar para o futuro

Outro destaque da assembleia geral foi a exposição do relatório das atividades do CAIS realizadas em 2023, que obteve desdobramentos importantes. Entre as atividades, a equipe apontou o encontro de assessores/as da América Latina e Caribe, realizado em Aachen, Alemanha. Para além do intercambio de metodologias, a instituição produziu e apresentou conteúdos relacionados em análises de contexto, Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA) e Captação de Recursos.  Destaque para ações desenvolvidas com parceiros que resultaram em estudos e realização de oficinas sobre incidência política, temáticas sobre a juventude e o direito à cidade, o Bem Viver na Amazônia e segurança e proteção e autocuidado.

Entre os pontos para perspectivas de futuro, o CAIS está em processo de debate para ampliar seus trabalhos de assessoria.  Entre os pontos de reestruturação, o CAIS desenha seu planejamento estratégico com dinâmica capaz de acolher as ideias centrais das associadas, associados e entidades parceiras.

O encontro encerrou com a reflexão de dom Reginaldo Andrietta, bispo de Jales (SP) e vice-presidente do CAIS.  Dom Reginaldo lembrou da passagem bíblica de Mateus 8:23-26, quando Jesus entra no barco e convida os discípulos. “Todos nós aqui fomos convidados para este trabalho do CAIS, através de nossa inspiração cristã fomos convidados para entrar no barco e aceitamos mesmo diante as tempestades que a nossa fé proporciona a direção dos caminhos a seguir”. Refletiu, dom Reginaldo.