Na próxima sexta-feira (13), data em que se comemora o Dia do Economista, a Afipea lança o livro Rumo ao Mundo de Francisco: economia, humanismo e ecologia em tempos de crise, de autoria de Guilherme Costa Delgado, servidor do IPEA por 32 anos (l976/2007), membro associado da Afipea-Sindical, atualmente da Diretoria da ABRA (Associação Brasileira de Reforma Agrária). O evento online, ocorre a partir das 10h, pelo YouTube da Afipea Sindical.
Com este livro, Guilherme chega ao seu quinto livro autoral. Partindo do resgate e desenvolvimentos recentes da chamada Economia de Francisco, a obra, influenciada pelas encíclicas e debates deflagrados pelo Papa Francisco mundo afora, realiza a crítica das visões ortodoxas e heterodoxas da ciência econômica contemporânea, bem como propõe uma interpretação dessacralizada da vida e atos de Jesus e dos escritos bíblicos, como forma de mostrar que boa parte dos fundamentos teórico-históricos do humanismo e da economia ecológica presentes nos escritos e discursos do Papa Francisco, tanto derivam daqueles quanto projetam a saída necessária e possível para a humanidade.
É, portanto, uma leitura indispensável para nos libertarmos das amarras intelectuais, ideológicas e (i/a)morais do presente, ainda mais quando exacerbadas pela atual catástrofe sanitária global da covid-19, lançando luz sobre a dimensão ética e inescapavelmente humana e ecológica do desenvolvimento econômico e social a futuro.
O evento ainda conta com a presença dos seguintes debatedores do livro:
Edla Lula – Jornalista com enfoque em economia política do Brasil, tendo atuado na cobertura de Economia por vários órgãos de comunicação como o jornal Brasil Econômico, Jornal do Brasil e Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Dirigiu a Rádio Nova Aliança, em Brasília. Integra a equipe Diálogos em Construção, do Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA). Especialização em Comunicação, Mídia e Política pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Yamila Goldfarb é doutora em geografia, pesquisadora e ativista das questões agrárias e de seguraça alimentar e nutricional e atualmente é vice-presidente da ABRA.
Roberto Passos Nogueira é médico pela Universidade Federal do Ceará, mestre e doutor em medicina social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador em exercício do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Além do debate, também serão sorteados exemplares impressos do livro aos telespectadores presentes no evento. Mas o mesmo pode ser também acesso pelo site Publicações – Afipea (afipeasindical.org.br)
CAIS | Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais