"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

OBHA lança revista sobre segurança alimentar na pandemia

Os pesquisadores, técnicos e alunos do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares inauguraram a linha editorial denominada de Cadernos do OBHA. Iniciativa tem o propósito de afirmar o papel do Observatório como instrumento de ciência cidadã para a divulgação de informações e temas sobre escolhas, práticas e hábitos alimentares, além de sua relação com diversas dimensões do conhecimento científico e popular.

Nesta edição inaugural, o tema é Segurança Alimentar e Nutricional: antes, durante e pós pandemia Covid-19 que, em conjunto com outros atributos sociais apontam a pandemia como alegoria da desigualdade social historicamente presente e ainda crescente na sociedade brasileira. O tema desta edição aborda, também, o agravamento do impacto da pandemia sobre a Segurança Alimentar Nutricional (SAN) acarretado pela dissolução da governança no setor no país, sobretudo, depois da extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em janeiro de 2019, e a extinção ou redução das políticas de enfrentamento da pobreza e da fome a partir deste mesmo ano.

Nos artigos e entrevistas publicados, a preocupação com as conseqüências deste momento sobre a situação alimentar e nutricional dos segmentos mais pobres do Brasil justifica-se dadas as ameaças inequívocas que recaem sobre o processo virtuoso de implementação de Políticas Públicas de SAN e de estratégias governamentais para a geração de emprego e renda, que tornaram o Brasil referência internacional. Nos conteúdos, destaca também a carência de ações emergenciais e estruturantes para o enfrentamento da fome e suas consequências nas populações sob maior risco social, como os povos indígenas e outros de vulnerabilidade semelhante. Embora tentativas emblemáticas, como descritas no artigo sobre a experiência da Prefeitura de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, sejam expressão da importância do fortalecimento da governança pública em SAN, sobretudo, como estratégia de resistência à dissolução deste processo na esfera federal, seus autores também apontam os inúmeros desafios que se apresentam para o antes, agora e o depois da pandemia. A expressão literária e poética compõe esta edição e traz representações da fome na pandemia da gripe espanhola no início do século 20 e no ensaio sobre a fome da crônica do livro de Carolina de Jesus sobre O quarto de despejo.

Clique aqui para acessar a revista na íntegra: Cadernos OBHA – volume 1

Publicado em https://agencia.fiocruz.br/