"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

A TEMPORALIDADE E SUBSIDIARIEDADE NO PLANEJAMENTO DE UM PROJETO

Os Projetos têm sua temporalidade e não devem ser confundidos com a Missão de uma organização.  A Missão é o que dá sentido a existência de uma organização social e não tem um prazo de validade definido. Ela expressa a Utopia, o desejo maior de mudança que motivou um grupo de pessoas a criar uma organização.

Um projeto tem um tempo definido para a sua execução (em geral são três anos) e as mudanças projetadas em sua elaboração devem ser alcançáveis neste período de tempo.  A isso se chama a dimensão da temporalidade de um projeto. É importante considerar que as mudanças sociais são processos complexos e que geralmente se dão em um tempo bem superior à temporalidade de um projeto. A arte aqui é considerar o tempo do projeto fazendo um recorte das mudanças processuais que podem e devem ser induzidas nesse período, mas encarar o projeto dentro de um processo maior de mudança.

Outra dimensão importante a ser considerada no planejamento de um projeto é a Subsidiariedade, ou Cooperação. A organização executora não é e não deve se ver como o agente da mudança. Ela deve perceber que exerce um papel subsidiário, de apoio e cooperação com os grupos com os quais atua.

A dimensão da Subsidiariedade também evidencia que os processos de mudança social dependem da ação de diversos atores sociais. Ao planejar, é fundamental perceber que outras forças atuam no mesmo território e temática e também qual deve ser o papel de cada uma para impulsionar as mudanças desejadas.