"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO E OBJETIVOS DO PROJETO

O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO de um projeto, também chamado de Objetivo Geral, expressa as mudanças sócio-políticas mais amplas para as quais o projeto pretende contribuir. O Objetivo de Desenvolvimento é a síntese em uma frase dos EFEITOS INDIRETOS (ou IMPACTOS) do projeto.  É importante perceber que a relação do projeto com os efeitos indiretos (expressos no Objetivo de Desenvolvimento) é uma relação indireta, de contribuição. Quem executa as ações do projeto não tem governabilidade sobre essas mudanças e as ações desenvolvidas não são capazes de induzir diretamente essas mudanças mais amplas, mas podem contribuir para que elas aconteçam. Em geral, para que as mudanças expressas no Objetivo de Desenvolvimento se concretizem é necessário um conjunto de ações de diversos atores sociais e também a implementação de políticas públicas específicas.  A temporalidade dessas mudanças é também outra, pois são mudanças que se consolidam num prazo em geral bem superior ao prazo de execução de um projeto.

Os OBJETIVOS DO PROJETO, também chamados de Objetivos Específicos, expressam as mudanças provocadas / influenciadas pela utilização dos bens e serviços produzidos pelas atividades realizadas pelo projeto. Os Objetivos do Projeto expressam os EFEITOS DIRETOS do projeto e em geral um projeto tem não mais do que três objetivos específicos.  É importante perceber que a relação do projeto com os efeitos diretos (expressos nos Objetivos do Projeto) é uma relação de indução e infuência. Quem executa as ações do projeto tem o intuito de influenciar para que essas mudanças aconteçam, mas não tem governabilidade sobre essas mudanças. O grupo que executa tem governabilidade, poder de decisão, sobre as estratégias e atividades, sobre a metodologia a ser adotada e deve buscar as mais adequadas e efetivas, mas o efeito dependerá do uso que os grupos envolvidos farão – ou não – dos bens e serviços proporcionados através do projeto. E dependerá também de fatores externos que podem facilitar ou dificultar avanços em direção às mudanças intencionadas. Assim, os objetivos específicos de um projeto deverão ser definidos de forma bem realista e partindo de um diagnóstico bastante preciso e de uma análise de contexto bem embasada. A temporalidade das mudanças expressas nos objetivos do projeto é a temporalidade da execução deste projeto. É um retrato da situação futura desejada ao final do projeto.