"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

A CADEIA DE EFEITOS

A Cadeia de Efeitos é uma ferramenta metodológica que pode ser utilizada, com objetivos diversos, em vários momentos do PMA de um projeto. No momento do planejamento a Cadeia de Efeitos pode ser utilizada tanto para contribuir na definição das estratégias e atividades mais adequadas para induzir as mudanças pretendidas, quanto para testar a pertinência e adequação de atividades e estratégias já desenhadas. No momento inicial do planejamento uma Cadeia de Efeitos pode ser feita seguindo os seguintes passos:

  • O passo inicial é definir e formular com clareza o ponto de partida, a situação inicial já levantada durante o processo de diagnóstico na realização de um projeto, bem como para identificar possíveis riscos.
  • O segundo passo é formular em uma frase curta a situação futura desejada (objetivo do projeto, mudança que o projeto visa impulsionar)
  • Deve-se então perguntar: para que esta/s mudanças/s ocorram, é necessário que outras mudanças anteriores aconteçam? Quais? Anotar em tarjetas.
  • Para que estas mudanças anteriores se dêem são necessárias também outras mudanças? Mudanças em comportamentos, habilidades, valores? Quais? Anotar em tarjetas.
  • Para impulsionar estas mudanças necessárias que atividades são as mais apropriadas e eficazes para serem desenvolvidas? Há mudanças que exigem um conjunto de atividades para serem impulsionadas? Quais? Anotar em tarjetas.
  • Enquanto isso, vá organizando as tarjetas em uma folha de papel ou quadro, fazendo a ligação entre atividades e efeitos, que evidencie o desenvolvimento proposto desde a situação incial até a situação futura desejada. Teremos então um diagrama, uma cadeia de relações que pode ser mais ou menos parecida com esta:Uma vez montada a cadeia de efeitos, o grupo deve se perguntar:
    • Para que as atividades sejam desenvolvidas de forma eficiente, ha pressupostos (situações que precisam já estar dadas) necessários? Quais?
    • Há riscos das atividades propostar provocarem outros efeitos, não previstos? Quais? São efeitos positivos?
    • O que devemos fazer para evitar possíveis efeitos negativos?
    • Precisamos estabelecer parcerias para potencializar as mudanças ou para realizar tarefas necessárias para as quais não temos habilidade instalada?
    • Há mudanças que exigem ações de incidência política? Temos os conhecimentos e habilidades para auxiliar a comunidade a desenvovê-las?
    • Nossas estratégias são consistentes?

    Um exemplo de Cadeia de Efeitos (utilizar a que usamos no encontrão, com as atividades e efeitos escritos dentro das bolinhas):

    SITUAÇÃO INICIAL: Crianças e adolescentes da comunidade de Gameleira, onde o projeto será desenvolvido, enfrentam vários problemas de saúde e apresentam baixo rendimento escolar. Esses problemas comprometem seu pleno desenvolvimento, dificultando sua capacidade de aprendizado e sua futura inserção profissional. Muitos dos problemas de saúde na comunidade são decorrentes da má alimentação. Programas de transferência de renda na última década contribuíram para que as famílias tivessem maior acesso a alimentos, mas o diagnóstico apontou que aumentou muito o consumo de alimentos de baixa qualidade, como refrigerantes, salgadinhos, doces.  O consumo de verduras, frutas e legumes na comunidade é baixo, pela dificuldade de acesso e a falta de hábito.  Algumas famílias são animadas para fazer hortas no quintal, mas o acesso à água é problemático. A organização que vai assessorar a comunidade conhece bem sobre aspectos produtivos e agroecologia, mas não tem experiência no trabalho com educação alimentar (mas tem proximidade com organizações que atuam nesse campo). Uma das principais refeições das crianças e adolescentes é feita na escola da comunidade, mas no geral são alimentos industrializados e de baixa qualidade nutricional”.

    SITUAÇÃO FUTURA DESEJADA: Crianças, adolescentes e jovens saudáveis e com melhor rendimento escolar ampliam suas chances de inserção profissional e melhor qualidade de vida.

    CADEIA DE EFEITOS: SAN NA COMUNIDADE DE GAMELEIRA