"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".
Neste Natal, celebramos o espírito de solidariedade e paz com os corações voltados para os nossos irmãos e irmãs palestinos e a população em situação de rua no Brasil. Junto a eles que atravessam dores e desafios, colocamos a presença do menino Jesus. Neste momento de amor em que Maria carrega a esperança, possamos nos aproximar das mulheres, homens, jovens e crianças da Palestina, que enfrentam adversidades e buscam a presença da paz e da dignidade. Palestinos e população em situação de rua no Brasil vivem incertezas diárias e é nesta acolhida de calor e afeto natalino que podemos abraçar e aquecer os corações sofridos e trazer-lhes conforto, solidariedade, paz e esperança para dias melhores.
Neste sentido, o Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS), destaca no cartão de Natal, as imagens dos fotógrafos Michelle J. Ratto e Douglas Mansur que retratam mulheres e crianças palestinas, a outra imagem expõe caixas coloridas com alimentos das campanhas de solidariedade. Informações da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que 67 % das vítimas no conflito em Gaza são mulheres e crianças, no Brasil a população em situação de rua ultrapassa o número de 200.000 pessoas morando nas ruas últimos dez anos.
“E enquanto contemplamos Jesus, Deus feito homem, pequeno, pobre, inerme, não podemos não pensar no drama que estão vivendo os habitantes da Terra Santa, manifestando a esses nossos irmãos e irmãs, especialmente às crianças e a seus pais, a nossa proximidade e o nosso sustento espiritual. São eles que pagam o preço da guerra.” (Papa Francisco)
Com estas reflexões desejamos a todos e todas envolvidos com o fortalecimento e na defesa dos direitos humanos, um Feliz Natal e um ano de 2024 repleto de esperança, solidariedade e paz para tod@s