"Contribuir com o fortalecimento das Organizações Sociais na perspectiva da defesa dos direitos e da transformação social, construindo parcerias e dando visibilidade a práticas sociais inovadoras".

Nordeste lança rede de inovação, ciência e tecnologia

Nesta segunda-feira, 28 de setembro, houve o lançamento da Rede de Instituições Científicas e Tecnológicas do Nordeste (Rede ICT NORDESTE)   O novo corpo institucional será composto por 24 instituições de ensino superior da região, entre universidades federais, estaduais e institutos federais.

O evento online estreou a nova cooperação e foi transmitido pelo canal de youtube da Universidade de Pernambuco (UPE). Estiveram presentes ao evento de estreia o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende, que representou o comitê científico do Nordeste; o professor Robério Rodrigues, que é coordenador do Fórum de Pró-reitores do Nordeste; o professor Fábio Guedes, representando o Conselho das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa; e o governador do Piauí Wellington Dias, representando o Consórcio de Governadores do Nordeste.

A Rede ICT NORDESTE será, também, espaço que reunirá representantes da produção de conhecimento, tecnologia e inovação aos atores políticos e tomadores de decisão. Especificamente, a rede pretende dialogar e contribuir com iniciativas de desenvolvimento dos estados do Nordeste, tanto individualmente como no âmbito do Consórcio Nordeste de Governadores.

Dali sairão estratégias para utilizar as fontes estaduais e regionais de financiamento à pesquisa, ensino e extensão universitária para a formação políticas e estratégias de desenvolvimento regional sustentável.

Os responsáveis pela Rede ICT NORDESTE afirmam que a região vive uma crise tríplice: a pandemia de Covid-19, o impacto socioeconômico gerado pela pandemia e a histórica e estrutural desigualdade regional que afeta negativamente a sociedade nordestina.

A saída nobre que a Rede ICT NORDESTE indica para o quadro atual é a intensificação das atividades de inovação tecnológica em diversos aspectos, e sua conexão com a economia regional a fim de permitir um maior grau de desenvolvimento das potencialidades do povo nordestino e suas economias locais.